Última actualização: 28 Setembro 2023

1. Identificação do titular do domínio www.oficinadosviolinos.pt
2. Termos de uso
3. Condições de utilização de www.oficinadosviolinos.pt
4. Alteração das presentes condições
5. Objetivo e âmbito da aplicação
6. Propriedade intelectual
7. Informação sobre os produtos e sobre preços
a) Informação de produtos
b) Informação de preços
8. Processo de compra
a) Registo
b) Disponibilidade dos produtos
c) Meios de pagamento
d) Custos de envio
e) Formas de envio
9. Garantia
10. Devoluções
11. Responsabilidade
12. Resolução de litígios de consumo
13. Reclamações
14. Termos e condições de aluguer

1. Identificação do titular do domínio www.oficinadosviolinos.pt

O domínio da página www.oficinadosviolinos.pt é propriedade da Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos), com sede na Rua da Torrinha, 228 loja F 4050-610 Porto, matriculada na Conservatória do Registo Comercial do Porto sob o número de identificação de pessoa coletiva único n.º 514 551 020. A Oficina dos Violinos disponibiliza um serviço de apoio ao cliente, através do qual o cliente poderá, a qualquer momento, contactar para pedir esclarecimentos, dar sugestões ou apresentar reclamações, através do email info@oficinadosviolinos.pt ou através do telefone 220 921 641 (chamada para a rede fixa nacional) ou 913 088 238 (chamada para a rede móvel nacional), disponível das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00 de segunda a sexta-feira.

2. Termos de Uso

A Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos), reserva-se o direito de modificar livremente, em qualquer momento e sem necessidade de qualquer pré-aviso, as presentes Condições Gerais de Uso e as Condições Gerais de Venda, em conformidade com a legislação aplicável. A navegação pelo website www.oficinadosviolinos.pt, bem como a compra de qualquer produto, pressupõe a aceitação das presentes Condições Gerais de Uso e de Venda.

3. Condições de utilização de www.oficinadosviolinos.pt

O Utilizador compromete-se a utilizar este website em cumprimento do disposto na legislação aplicável, abstendo-se de a utilizar para atividades contrárias à lei, à moral e aos bons costumes, ou em violação dos direitos e interesses legítimos de terceiros.

4. Alteração das presentes condições

A Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos) reserva-se o direito de modificar unilateralmente, a qualquer momento e sem aviso prévio, a apresentação e conteúdo do site, seus serviços e as condições gerais de utilização. Essas modificações servirão para uma melhoria do website e, assim, dos serviços oferecidos ao Utilizador.

5. Objetivo e âmbito da aplicação

A utilização do website atribui automaticamente a condição de Utilizador e implica a aceitação, plena e sem reservas, de todas as disposições incluídas nos Termos e Condições, na versão vigente em cada momento em que acede ao website.
A não aceitação integral de qualquer das condições estabelecidas, implica que o Utilizador não deverá aceder e/ou utilizar o website. Ao consultar, utilizar ou descarregar qualquer conteúdo do website, está a consentir nos termos e condições estabelecidas.
O Utilizador poderá utilizar o website, sem necessidade de qualquer registo. Contudo, este pode ser necessário em algumas das suas funcionalidades.

6. Propriedade intelectual

Todo o conteúdo e informação constantes em www.oficinadosviolinos.pt são propriedade da empresa Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos). A utilização, reprodução, cópia e divulgação, por qualquer meio, de logotipos, textos, imagens e vídeos constantes neste website está sujeita a autorização prévia, sob pena de incorrer em crime de usurpação de direitos de autor, previsto e punido nos termos previstos pelo artigo 195.º do Decreto-Lei n. º63/85, de 14 de março, com a redação dada pelo Decreto-Lei n. º100/2017, de 23 de agosto e que aprova o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

7. Informação sobre os produtos e sobre os preços e disponibilidade

a) Informação de produtos
A empresa Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos), tem em consideração a informação relativa às caraterísticas essenciais dos produtos mediante descrições técnicas partilhadas pelos seus fornecedores ou, na sua ausência, recorrendo a pesquisa própria realizada por técnico especializado, nomeadamente em websites reconhecidos e de fotografias que ilustram os produtos comercializados. Em caso de contradição entre a descrição e especificação do produto, que ocorra em virtude de erro informático e/ou técnico, prevalece a mais restrita. Somos rigorosos, respeitando os consumidores e os valores de mercado. No caso dessa informação não se encontrar visível ou de forma menos clara, poderá solicitar a mesma através de email para info@oficinadosviolinos.pt.

b) Informação de preços e disponibilidades
Os preços de venda ao público, indicados em www.oficinadosviolinos.pt são apresentados em euros. O IVA está incluído em todos os preços mencionados.
Os custos do serviço de envio são por conta do Utilizador e acrescem ao total do valor dos produtos selecionados. O Utilizador é informado destes encargos antes de confirmar o seu pedido e concluir o processo de compra. A empresa Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos), reserva-se o direito de alterar os preços em qualquer momento, sem prejuízo de aplicação das taxas e preços indicados aquando de realização do pedido de compra.
Em caso de ocorrência de erro informático, manual, técnico ou de qualquer outra origem que cause uma alteração substancial no preço de venda ao público, não prevista pela empresa Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos), de tal modo que este se configure como exorbitante ou manifestamente irrisório, o pedido de compra será considerado inválido e anulado. A equipa do site www.oficinadosviolinos.pt verifica os preços sempre que procede ao tratamento das encomendas. Se o preço do produto for mais baixo, devolvemos a diferença, se o preço for superior, informamos por e-mail ou telefone e aguardamos a decisão do cliente aceitar ou cancelar total ou parcialmente a encomenda, sendo feito o reembolso de seguida, se possível para o mesmo método de pagamento.
Os preços e produtos disponibilizados em www.oficinadosviolinos.pt são válidos exclusivamente para pedidos de compra realizados através de www.oficinadosviolinos.pt, podendo não coincidir com outras lojas físicas.

Em virtude das frequentes oscilações das condições de mercado, declinamos qualquer responsabilidade por qualquer erro ou omissão verificada nos preços, imagens ou descrições dos artigos. Algumas imagens apresentadas, são decoradas com adereços de forma a mostrar o produto na sua funcionalidade, não estando por esse motivo, incluídos no preço dos produtos. Da mesma forma, as imagens, no que toca a cores e dimensões, podem não corresponder exatamente ao produto físico. A Oficina dos Violinos não assume responsabilidade pelas eventuais compras de produtos baseados unicamente neste tipo de informação visual.

8. Processo de compra

a) Registo – Para efetuar uma compra é necessário aceder a www.oficinadosviolinos.pt e registar-se como Utilizador. Para tal deve preencher o formulário eletrónico seguindo as instruções em cada etapa. Após registo, o Utilizador poderá proceder à compra do seu produto.

b) Disponibilidade dos produtos – Todos os artigos apresentados no website www.oficinadosviolinos.pt estão disponíveis para encomenda, salvo rutura de stock no fornecedor.

c) Meios de pagamento – A empresa Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos), disponibiliza diversos meios de pagamento em www.oficinadosviolinos.pt., e que obedecem aos normativos e recomendações de segurança.

Os métodos disponíveis para pagamento são:

– Transferência bancária – Deverá dirigir-se a uma caixa Multibanco (ou através do home banking) e inserir o seu cartão Multibanco e respetivo código pessoal. Escolhe a opção Transferências/Transferências Interbancárias em euros. Por fim define qual o montante (valor da compra online) e o NIB (ver abaixo) da conta a creditar e guarde o recibo que comprova o movimento. Basta retirar o cartão e esperar que seja efetuado o movimento na nossa conta. Para este tipo de operações disponibilizamos os seguintes dados:

NIB: 0018 0003 4528 2985 020 15
IBAN: PT50 0018 0003 4528 2985 020 15
SWIFT/BIC: TOTAPTPL

– Referência multibanco – Ao selecionar este método de pagamento dispõe de 48 horas, após confirmação da encomenda, para proceder ao pagamento da mesma. Encontrará toda a informação necessária numa caixa multibanco, ou pela internet, através dos serviços de home banking do seu banco. Em qualquer das hipóteses basta selecionar, aquando do pagamento, “Pagamento de Compras”, seguido de “Serviços”.

– MBWay – Ao selecionar o método de pagamento MBWay, deve inserir o n.º de telemóvel recebendo, de seguida, uma notificação na app para confirmar o pagamento.

– Cartão de crédito.

– Cupões de desconto – Os cupões de desconto apenas são válidos em www.oficinadosviolinos.pt. Os cupões de desconto não são reembolsáveis. O cancelamento ou devolução da encomenda, implica a inutilização do código de desconto.


Todas as encomendas estão sujeitas a confirmação e disponibilidade de stock. A Oficina dos Violinos reserva-se ao direito de recusar encomendas de qualquer cliente, se assim o achar justificável.

d) Custos de Envio

Pese embora a existência de variáveis, em caso de encomendas de valor igual ou superior a 350€ com um limite de 40kg, a Oficina dos Violinos assume o custo dos portes de envio no território de Portugal Continental.

As encomendas para Portugal Continental de peso até 2kg têm o custo de envio de 4€, quando enviadas por CTT Registado e de 8€, quando enviadas por transportadora
As encomendas para Portugal Continental de peso igual ou superior a 2kg e até 40kg têm o custo de envio de 9,50€, com envio por transportadora.

Os custos de envio têm em consideração a área geográfica na qual terá de ser entregue a encomenda, bem como o seu peso e volume.

O valor do porte é sempre refletido no carrinho antes da finalização da compra, exceto nos casos de erro de configuração dos portes no back office do site da Oficina dos Violinos.

Em caso de devolução de artigos enviados e não reclamados, o reembolso é efetuado após o ajuste dos custos de envio.
No valor do porte não estão incluídas taxas alfandegárias ou taxas extra de serviço de entrega em centros históricos e equiparados.

e) Formas de Envio

A Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos) disponibiliza aos seus clientes duas formas de receberem os produtos adquiridos na nossa loja online: o cliente poderá efetuar o levantamento da encomenda diretamente na nossa loja ou através do envio por empresa transportadora ou CTT.

Devido às suas características, o instrumento violoncelo e o estojo violoncelo integrados no programa de aluguer da Oficina dos Violinos têm de ser recolhidos em loja nas instalações da Oficina dos Violinos.

Não são efetuadas entregas em apartados.
As transportadoras garantem apenas entregas à porta de acesso à via pública. 

Aviso: A Oficina dos Violinos adota todos os processos necessários ao correto acondicionamento dos artigos. Caso a encomenda seja enviada via transportadora, recomendamos aos nossos clientes que, no momento da entrega, confiram a embalagem. Assim, se após a inspeção da embalagem verifique a existência de irregularidades ou suspeite que esta não se encontra em boas condições, assinale na Guia de Transporte ou Lista de Entregas – entrega sob reservas, indicando o que verificou na embalagem. Poderá colocar, por exemplo, “Embalagem danificada”, “Embalagem com marcas de queda”, etc.
Após aceitação da encomenda e durante a abertura da mesma, se detetar algum dano causado pelo transporte, deverá, de imediato, expor a situação por email para encomendas@oficinadosviolinos.pt, com a descrição detalhada do(s) dano(s), juntando fotografias que o comprovem, fotografia da caixa e do embalamento. Uma vez que a responsabilidade da entrega é exclusiva das transportadoras, estas apenas aceitam reclamações por danos na mercadoria se lhes for disponibilizada a embalagem original.

f) Prazos de Entrega

A Oficina dos Violinos apenas processa uma encomenda efetuada por um Cliente, após confirmação do respetivo pagamento, pelo que não pode garantir a disponibilidade dos artigos até ao início do referido processamento. O tempo estimado de entrega dos nossos produtos em stock é de 24h a 72h.
A Oficina dos Violinos só faz expedição nos dias úteis, assim não serão contabilizados os fins de semana ou os feriados. Qualquer atraso verificado na expedição de artigos, face às datas de estimativa apresentadas, não confere o direito a indemnização.

Em encomendas enviadas para a Madeira o prazo de entrega estimado é de 5 a 7 dias. 
Em encomendas enviadas para os Açores o prazo de entrega estimado é de 10 a 15 dias. 
Os prazos estimados de entrega são indicados no detalhe do produto e é dada a estimativa mais próxima à realidade, no entanto há a possibilidade desta não ser cumprida devido a motivos alheios à Oficina dos Violinos.

Atenção: Em períodos de alto volume de encomendas e em épocas festivas (Black Friday, Cyber Monday, mês de Natal e semana do Carnaval), o prazo de entrega pode ser afetado. A Oficina dos Violinos não se responsabiliza por atrasos ou impossibilidade de entrega devido a fatores externos à empresa. Em caso de demora ou de rutura de stock, entraremos atempadamente em contacto o com cliente.
Todas as encomendas que não possam ser satisfeitas de imediato (por rutura de stock, por exemplo) e por motivos alheios à nossa vontade, mantém-se ativas por 60 dias, a menos que sejam canceladas pelo cliente.
Após 60 dias, se não for possível o contacto com o cliente, a encomenda será unilateralmente cancelada pela Oficina dos Violinos.

A Oficina dos Violinos reserva-se no direito de, a qualquer momento e sem notificação prévia, substituir ou modificar os produtos disponíveis, os respetivos preços e as condições apresentadas. Caso o cliente continue a aceder ao site, considera-se que aceita tais alterações

O prazo de entrega dos artigos, nomeadamente dos que não dispomos em stock, não depende exclusivamente da Oficina dos Violinos. A partir do momento que recebemos a encomenda informaremos o cliente por e-mail, SMS ou telefone, sobre o estado da sua encomenda.
Em caso de rutura de produto, a Oficina dos Violinos não garante que a reposição de produto não implique a atualização do preço, pelo que só processamos a encomenda após a confirmação do cliente.
Os preços e condições propostas são exclusivas para a loja online da Oficina dos Violinos e estão limitadas ao stock existente.

9. Garantia

Todos os produtos estão abrangidos pela lei geral das garantias nos contratos de compra e venda entre profissionais e consumidores – Decreto-Lei n.º 67/2003, de 08 de abril que prescreve, no artigo 5.º, o prazo geral de dois anos para o consumidor final.

Produtos comprados a partir de 1-1-2022: Todos os produtos estão abrangidos pela lei geral das garantias nos contratos de compra e venda entre profissionais e consumidores – Decreto-Lei n.º 84/2021, de 18 de outubro que prescreve, no artigo 54.º, o prazo geral de três anos para o consumidor final.

Os consumíveis, tais como cordas, resinas e crinas, são consideradas exceções e encontram-se excluídos do período de garantia. Devido à manutenção dos produtos em questão, sinais de desgaste só estarão cobertos se forem resultado de um claro defeito de fabrico.

10. Devoluções

Devolução – O consumidor dispõe de um prazo de 14 dias, a contar do dia em que adquire a posse física do bem ou do dia em que o consumidor ou um terceiro indicado pelo consumidor, com exceção do transportador, adquira a posse física do último lote ou elemento, para proceder à devolução imotivada da sua encomenda dentro do prazo legal de acordo com o artigo 10º do DL n.º 24/2014, de 14 de fevereiro, na redação dada pela Lei n.º 47/2014, de 28 de julho.

Poderá fazê-lo de duas formas, e desde que o artigo se encontre nas mesmas condições em que foi vendido, em embalagem original e acompanhado de todos os acessórios que o constituem:

1. Dirigir-se à loja física da Oficina dos Violinos, apresentando a fatura e guia de transporte correspondente e um documento de identificação.
2. Enviar por transportadora ou CTT. Neste caso, os encargos com o envio são da inteira responsabilidade do comprador. Antes de fazer este envio deverá contactar-nos previamente com esta intenção e seguir as instruções indicadas.

a) Embalar o(s) artigo(s), colocando-os dentro da embalagem original com respetiva fatura e acondicionar cuidadosamente por forma a manter a total integridade do material durante o processo de envio. Note que, deve manter as embalagens e etiquetas originais para que possa proceder à devolução dos artigos. Estes não podem, também, ter sido utilizados.
b) Após o embalamento, envie o(s) artigo(s) para a morada

Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos)
Rua da Torrinha, 228 loja F
4050-610 Porto

Independentemente da forma de devolução, o prazo é de 14 dias decorridos do recebimento da encomenda. O custo de envio de devolução é suportado pelo cliente.

Nos casos de devolução, não haverá lugar a reembolso do valor dos portes de envio da encomenda original.

Nota: A devolução imotivada do artigo, só será aceite se este se encontrar com todos os componentes e acessórios, manual de instruções, cabos, sacos e embalagens originais em perfeito estado, sem qualquer sinal de uso ou dano causado por uso indevido.

No caso específico das cordas, das resinas, produtos que controlam a humidade e produtos personalizados ou selados, estes deverão ser devolvidos sem qualquer sinal de uso e nas suas embalagens invioladas.

Exclusões Legais ao Direto de Livre Resolução

Sem prejuízo dos dispostos nos pontos indicados, excluem-se do Direito de Livre Resolução do Contrato, os contratos de:

  • Fornecimento de bens confecionados de acordo com as especificações do Cliente ou manifestamente personalizados, como instrumentos, arcos ou presentes personalizados;
  • Fornecimento de bens que, por natureza, não possam ser reenviados ou sejam suscetíveis de se deteriorarem ou de ficarem rapidamente fora do prazo, como produtos para controlo da humidade;
  • Fornecimento de bens selados não suscetíveis de devolução, por motivos de proteção da saúde ou de higiene quando abertos após a entrega, como produtos de controlo de humidade, produtos de limpeza, resinas e cordas;

Produto com defeito – deverá dirigir-se à loja Oficina dos Violinos, cuja morada para devoluções é a seguinte: Rua da Torrinha, 228 loja F 4050-610 Porto, mediante apresentação da fatura e o artigo completo. No caso de não ser possível, deverá enviar por transportadora ou CTT.

Reembolso (aplicável exclusivamente em loja www.oficinadosviolinos.pt) – no caso de devolução, o reembolso do valor da sua compra será efetuado após a validação do cumprimento das condições de devolução descritas, dispondo a Oficina dos Violinos um prazo de 10 dias para o realizar e, se possível, sempre através do método de pagamento original. Lembramos que os vales de desconto não são reembolsáveis e caso exista um vale de desconto associado à fatura, este será descontado ao valor do(s) artigo(s) a devolver. Uma vez processado o reembolso enviamos uma confirmação através do envio de um email.

11. Responsabilidade

A Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos), não garante a ausência de vírus ou elementos similares em documentos eletrónicos e ficheiros armazenados no seu sistema informático e na sua página web, não se responsabilizando por qualquer dano provocado ou derivado da eventual presença de vírus ou outros elementos análogos.

12. Resolução de litígios de consumo

Em caso de litígio, é competente o Tribunal Judicial do Porto. Se o litígio ocorrer entre a empresa e o consumidor final, este pode optar por mecanismo de Resolução Alternativa de Litígios devendo, nesse caso, dirigir-se aos serviços do Tribunal Arbitral de Consumo no Porto, através dos seguintes contactos:

Rua Damião de Góis, 31 Loja 6
4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349
E-mail: cicap@cicap.pt

13. Reclamações

A Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos) disponibiliza o Livro de Reclamações eletrónico.


Termos e condições de aluguer

Última actualização: 22 Agosto 2023

1. O período mínimo de aluguer é de 3 meses. O pagamento inicial corresponde ao mês em que inicia o contrato e à caução estipulada pela Oficina dos Violinos. Posteriormente, os pagamentos serão mensais e podem ser efetuados por referência multibanco, transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 4528 2985 020 15 (com envio obrigatório de comprovativo), cartão de crédito ou débito direto ou ainda pelos métodos aceites ao balcão, presencialmente. Os pagamentos deverão continuar até ao término do contrato.

2. Todas as faturas emitidas pela Oficina dos Violinos poderão ser enviadas pelos emails: faturas@moloni.pt, aluguer@oficinadosviolinos.pt ou info@oficinadosviolinos.pt

3. A caução será devolvida ao cliente no final do contrato, desde que cumpridos todos os pontos deste contrato. Não serve para liquidar custos de transporte, de valores pendentes, de reparações e qualquer taxa adicional.

4. Os clientes concordam em fornecer alguns dados para iniciar o contrato, como comprovativo de morada, cópia inutilizada do documento de identificação e do número de contribuinte, a escola e professor onde tem aulas e ainda dados considerados relevantes para o pagamento e cumprimento dos pontos deste contrato. O contrato deverá ser assinado pelo titular indicado nos documentos de identificação.

5. Nos contratos de aluguer realizados à distância, este é enviado por email ou pode ser descarregado na área de cliente. Deverá ser preenchido, assinado e enviado por email para aluguer@oficinadosviolinos.pt, juntamente com os restantes documentos solicitados. O instrumento é enviado por transportadora e os custos são suportados pelo cliente, sendo calculados no momento e acrescentados ao valor mensal inicial e caução, após o pagamento. 

  • 5.1. Após a receção do pagamento dos valores mencionados, o instrumento é enviado para o cliente juntamente com um envelope de retorno, já preenchido e pago, através do qual deverá enviar o contrato com a assinatura original, sob pena de cancelamento de contrato.
  • 5.2. Após o envio do instrumento, o cliente dispõe de 24 horas, após a sua receção, para informar a Oficina dos Violinos sobre quaisquer danos que o instrumento possa apresentar, documentando-as obrigatoriamente com o envio de fotografias. Após 24 horas, o custo de qualquer reparação é assumido pelo cliente, de acordo com o ponto 13.

6. O estado de cada instrumento é documentado através de fotografias, no início do aluguer, que poderão ser disponibilizadas em qualquer altura.

7. Os pagamentos deverão ser efetuados entre os dias 1 e 8 de cada mês após a receção da fatura que é enviada pela Oficina dos Violinos de forma automática entre os dias 1 e 3 de cada mês. A falta de pagamento após o dia 8 é considerada como violação deste contrato. Será aplicada uma taxa de 10,00 €.

8. Todos os valores em atraso (mensalidade e taxa) devem ser pagos imediatamente após a receção da fatura da taxa. O atraso superior a 30 dias contados a partir da data limite da mensalidade (até ao dia 8 do mês seguinte) anula automaticamente este contrato, o valor da caução é retido até à devolução do instrumento que deverá ser imediata.

9. A caução é devolvida após a inspeção do instrumento e após o pagamento dos valores em atraso, se se verificar o cumprimento de todos os pontos deste contrato.

10. No caso da não devolução do instrumento e da falta de pagamento, irá ser acionado o serviço de contencioso e as suas custas serão ao cargo do cliente. Neste caso, o cliente perde toda a caução.

11. No caso de não receber a sua fatura entre os dias 1 e 3 de cada mês, deverá entrar em contacto com a Oficina dos Violinos imediatamente ou, em alternativa, utilizar o IBAN indicado no ponto 1, enviando o comprovativo para aluguer@oficinadosviolinos.pt.

12. Se o cliente decidir terminar o contrato de aluguer e o instrumento não for devolvido até 5 dias após a data limite, será cobrado um mês adicional.

13. Os pagamentos mensais representam o valor de utilização do instrumento e o plano de proteção que é obrigatório (ver os pontos abaixo). Os instrumentos são entregues prontos a tocar sempre em conjunto com um arco em madeira/carbono (mediante disponibilidade), estojo/saco e resina. Quaisquer consumíveis necessários, como almofada ou apoio de espigão devem ser adquiridos à parte, usufruindo de 5% de desconto.

14. Não é um programa de ‘Aluguer-para-comprar’. No entanto, pode usufruir de 20 % de desconto (por contrato) ao fim de 12 meses de duração de contrato, na compra de um instrumento, arco ou conjunto novo, na Oficina dos Violinos.

15. O instrumento de aluguer pode ser trocado por outro, de tamanho maior ou menor, a qualquer momento durante o período de aluguer sem custos adicionais, excepto na mudança de nível. Nestes casos é realizado um contrato novo, com os novos valores de aluguer e de caução, mantendo a data inicial do primeiro contrato imediatamente anterior. A troca de tamanhos é efetuada apenas se o instrumento anterior não apresentar danos (ver nos pontos abaixo) e está sujeita a disponibilidade.

16. O contrato de aluguer pode ser terminado em qualquer momento, devolvendo o instrumento à Oficina dos Violinos em boas condições. Qualquer dano será avaliado e posteriormente cobrado, por meio de orçamento. A devolução do instrumento é da responsabilidade do cliente, incluindo danos decorrentes do transporte não recomendado. Deve ser efetuada diretamente na loja ou poderá pedir uma recolha connosco e enviaremos uma cotação para esse transporte. Não recomendamos o envio pelos CTT.

17. O cliente é responsável por qualquer perda ou dano ao instrumento e deve notificar a Oficina dos Violinos imediatamente para avaliação do dano e posterior orçamento, se aplicável. Durante a vigência deste contrato, todas as reparações ou manutenção devem ser efetuadas obrigatoriamente pela Oficina dos Violinos e suportadas pelo cliente, de acordo com os pontos seguintes.

18. Após avaliação do instrumento e realização do orçamento, o Plano de Proteção cobre 70% do valor total orçamentado para a reparação. O Plano de proteção está incluído no valor mensal.

19. Os danos considerados ‘Perda Total’, tais como fendas ou rachas em qualquer zona do instrumento ou arco, danos significativos no verniz ou ainda qualquer reparação que supere o valor do instrumento (indicado neste contrato) são excluídos do Plano de Proteção.

20. A perda, furto ou roubo também não são cobertos pelo Plano de Proteção.

21. O Plano de Proteção da Oficina dos Violinos não cobre perdas ou danos resultantes por qualquer processo de limpeza, manutenção e/ou reparação feito pelo próprio ou fora da Oficina dos Violinos. De igual modo para perdas ou danos resultantes das condições atmosféricas como extremos de temperatura ou de humidade, sendo estas situações consideradas ‘Perda Total’.

22. Nos casos considerados ‘Perda Total’ o valor cobrado ao cliente é o valor do instrumento que aluga, indicado neste contrato (ver cabeçalho), deduzindo o valor da caução.

23. Exclui-se do Plano de Proteção a quebra e/ou desgaste das cordas, a quebra/desgaste das crinas e a resina. Na substituição das cordas, das crinas ou da resina, a Oficina dos Violinos oferece 5% de desconto.

24. No caso de mudança de morada, contactos telefónicos e email, ou qualquer dado considerado relevante para os pagamentos e cumprimento dos pontos deste contrato, o cliente tem a responsabilidade de informar a Oficina dos Violinos para proceder à alteração dos mesmos, sob pena de cancelamento do contrato. Pode ainda fazer esta alteração na sua área de cliente no nosso site.

25. Se o cliente não cumprir qualquer pagamento ou não cumprir qualquer ponto deste contrato, a Oficina dos Violinos pode rescindir este contrato por email ou por carta. Neste caso, o instrumento deve ser devolvido imediatamente, após receção do aviso.

26. A Filipa A. Mateus Unipessoal Lda. (Oficina dos Violinos) disponibiliza aos seus clientes de aluguer duas formas de receberem os produtos adquiridos na nossa loja online:

  • o cliente poderá efetuar o levantamento diretamente na nossa loja
  • o cliente poderá optar por receber o instrumento através de empresa transportadora
    • não são efetuadas entregas em apartados;
    • as transportadoras garantem apenas entregas à porta de acesso à via pública. 

Devido às suas características, o instrumento violoncelo e o estojo violoncelo integrados no programa de aluguer da Oficina dos Violinos têm de ser recolhidos em loja nas instalações da Oficina dos Violinos.

26. A Oficina dos Violinos reserva-se o direito de determinar, caso a caso, e em situações pontuais, exceções aos pontos contemplados nestes Termos e Condições.